Galeria

Literatura x Café

Bem vindo ao cantinho Divagando com a Autora. Aqui serão abordados diversos assuntos sobre literatura e divagações que gostaria de partilhar com você. Fique à vontade para ler, comentar e partilhar suas idéias e pensamentos.

Literatura x Café.

Não sei quanto a você, mas eu sou viciada em café….

Não importa se somos leitores ou escritores, uma xícara de café sempre é uma companheira perfeita na hora de desvendar as letras fantásticas que pipocam das páginas de um livro ou na telinha do computador.

Não sei por que um livro combina tanto com uma xícara de café. Você sabe?

Ele pode ser preto, com leite, com adoçante, com acúcar,  cafezinho ou numa caneca com um desenho de vaquinha. Não importa, isso é a gosto, assim como o livro que você tem nas mãos.

O café é apreciado enquanto devoramos ou vislumbramos uma história, nosso organismo deseja, pois está sempre ávido para adquirir cafeína tanto quanto o cérebro está ávido para adquirir conhecimento ou fantasia.

Este também pode ser acompanhado de uma guloseima como um biscoito, salgadinhos ou qualquer coisa em que nossa boca fique ocupada, não é nada mal.

Quando eu estou lendo um livro ou escrevendo algumas de minhas histórias sempre tenho desejo de uma xícara de café. E não dá para negar que nosso desejo às vezes caem nas linhas.

“Marien não ficava sem café, era viciada,

se não bebesse uma xícara pela manhã,

seu cérebro não funcionava… “

(pág 31 – Entre o Amor e a Fé)

Nesse trecho Marien é 100% meu alterego, pois pela manhã eu não sou nada sem minha xícara de café.

Dizem as boas línguas que o café além de ser apreciado pelo sabor e o aroma, esta bebida estimula o sistema nervoso central, portanto aguça as faculdades intelectuais, melhorando a concentração e a memória.

Ele nos acorda!

” O café, feito bebida

É um viciozinho ligeiro

E é também para o escritor

Um arrimo verdadeiro

Não acabaria um livro

Sem meu fiel companheiro”

(trecho da poesia Redondilhas de Café de José Carlos Amaral de Oliveira)

Muitas livrarias ao redor do mundo já investiram em oferecer café para os leitores.

Agora mesmo enquanto escrevo este texto estou bebendo uma xícara de café com leite.

Vai um livro e um café aí?

Janice Ghisleri

15 comentários em “Literatura x Café

  1. Parabéns, ficou muito bom.
    Também sou viciado em café, não funciono de manhã se não tomar um bom e delicioso copo de café…..rsrsrs
    Mas para mim, o que combina mais com um bom livro é o chá, não sei o por que isso kkkkk

    • Obrigada, e sim um bom chá também é perfeito. Eu também vou de chimarrão, pois sou do sul né rsrs. Acho que o ponto é beber algo.

  2. Parabéns pela nova seção no site! Engraçado, realmente um copo de café sempre vai muito bem com um livro. Constantemente estou com um copo desta maravilhosa bebida ao meu lado durante as leituras, porém tenho uma singularidade…só gosto de café frio, adoro quando pego o copo e o café levemente gelado desce pela minha garganta. Estranho, né? Mas meus gêneros literários favoritos são terror e suspense, logo isso faz um pouco mais de sentido.

    Beijos!

    • Obrigada.
      kkkkkkkkk, café frio. Ednelson? Aff, o meu tem que ser pelando. 😀 Estranho como os gostos das pessoas são tão diferentes. Abraços

Deixe seu comentário. Obrigado!

